Ninguém se casa pensando em se separar; afinal, o casamento é uma instituição baseada no amor mútuo entre duas pessoas e no projeto de construção conjunta de uma família, além de crescimento pessoal e patrimonial. No entanto, não é sempre que esses planos dão certo, e é aí que entra a temida palavra “divórcio”.
Mas não se engane: o divórcio é o último recurso buscado pelos casais em crise, e não só porque ele leva tempo, dinheiro e energia, mas também – e principalmente – porque antes dele provavelmente já vieram muitas tentativas de recuperação do relacionamento.
Esse recurso tem duas faces: pode ser um divórcio consensual ou litigioso. O divórcio consensual acontece quando as duas pessoas estão de acordo com os termos da separação e se pautam nos documentos matrimoniais para terminar a relação amigavelmente. Por exemplo: um casal que se casa com comunhão parcial de bens e resolve se divorciar procura um escritório de advocacia só para que a divisão de bens adquiridos após o matrimônio (excluindo os provenientes de herança por uma das partes) seja feita de forma devida. Nesse cenário, apenas um advogado pode atender as duas partes, visto que os interesses são comuns e não há necessidade do envolvimento de mais representantes.
Já o divórcio por litígio ocorre quando o casal precisa ir ao tribunal para resolver o cancelamento de seu matrimônio. Isso é muito comum em casos onde uma das partes não quer se separar de maneira nenhuma, enquanto a outra está convicta de sua decisão, ou os termos dos contratos pré-nupciais não são suficientes para que as partes entrem em acordo na divisão dos bens. Ao contrário do divórcio consensual, o litigioso exige que cada uma das partes tenha um advogado, pois há claramente conflito de interesses entre os dois indivíduos do casal. Esse é o tipo de divórcio que gera brigas, desentendimentos e pode demandar um tempo muito além do desejável até ser concluído – é, em resumo, o que ninguém quer. Mas, também, pode acontecer.
O fim de um casamento nunca será uma situação desejável, mas poderá ser um recomeço para ambas as partes. Se você precisar de ajuda para chegar bem a uma nova etapa de sua vida, a equipe Agostini & Soares Advocacia está pronta para te ajudar, com advogados especialistas tanto em divórcios consensuais quanto litigiosos.