O seguro rural é uma proteção indispensável para agricultores e produtores que enfrentam riscos constantes em suas atividades, como fenômenos naturais ou crises no mercado.
No entanto, nem sempre as coisas saem conforme o esperado, e é comum que ocorram problemas na hora de acionar ou receber o seguro que você contratou.
Pendências burocráticas e falhas no processo de cobertura são as maiores queixas dos produtores que nos procuram, afinal, essa demora toda pode trazer grandes prejuízos financeiros e atrasos na indenização.
Se você está enfrentando dificuldades para resolver pendências relacionadas ao seguro rural, saiba que existem soluções para assegurar que seus direitos sejam respeitados.
O escritório Agostini & Soares, especialista em Direito Agrário, mostra neste artigo como resolver certpendências com o seguro rural, revertendo a situação de forma mais favorável para você.
O que fazer quando o seguro rural não é acionado corretamente?
Uma das maiores preocupações dos agricultores é quando o seguro rural, mesmo após cumprir todas as exigências, não é acionado corretamente pela instituição financeira ou seguradora.
Isso é bastante comum por causa de falhas na comunicação entre as partes, documentação incompleta, mas, principalmente, por erro da instituição.
Se você se deparou com esse problema, o primeiro passo é revisar toda a documentação referente ao seguro e tentar uma conversa com o banco ou seguradora.
Se o problema persistir, é hora de contar com apoio jurídico especializado porque essa situação vai ser muito desgastante para você como produtor rural, que depende da sua produção para sobreviver e sustentar empregos.
Por que meu seguro rural foi negado?
Outra questão frequente é a negativa do seguro rural, mesmo quando você está certo de que cumpre todas as exigências da apólice.
Isso pode acontecer por diversos motivos, como cláusulas contratuais que excluem determinadas coberturas e má interpretação da seguradora sobre o evento que causou o dano.
Em situações como essa, é fundamental entender os motivos da negativa e, pedir para um advogado especializado realizar uma revisão detalhada do seu contrato.
A intervenção de um advogado especializado é decisiva para reverter a negativa e garantir a sua indenização.
>>>Fale com o nosso escritório de advogados para solucionarmos o seu caso o mais rápido possível.
Como acionar o seguro rural?
Indo direto ao ponto, pode parecer simples acionar o seguro rural, contudo, é um processo cansativo e burocrático.
Logo após o evento que gerou o dano — seja uma seca, enchente, ou outra situação — normalmente você comunica o banco ou a seguradora, dentro do prazo estipulado no contrato, certo?
Você fornece a documentação necessária que comprova os danos e demonstra que os critérios da apólice foram cumpridos.
Mas…
Você com certeza vai encontrar dificuldades no acionamento, principalmente porque as seguradoras ou o banco, responsáveis por acionar o seguro, atrasam o processo ou falham em cumprir essa obrigação.
Essas instituições dificultam o andamento do seu pedido, deixando você desprotegido quando, na verdade, deveria ser o contrário.
Como resolver problemas com o seguro rural?
Se você já tentou resolver pendências com o banco ou a seguradora e não teve sucesso, chega de enfrentar esse problema sozinho.
A assistência de um escritório de advogados especializado em seguro rural é a única solução que os produtores veem, como sendo a chave para destravar os processos e garantir que você receba a indenização devida.
O Agostini & Soares oferece consultoria completa para resolver pendências de seguro rural, atuando com foco em soluções rápidas e eficazes para proteger seus interesses como produtor, parte vital do desenvolvimento do nosso país!
Saiba mais:
>>>Recuperação Judicial Produtor Rural – Advogado Especializado